Verglas!

Bonjour, mes amis!

Pois então ... o pessoal aqui em Québec estava estranhando o inverno. As temperaturas estavam altas demais (girando em torno de -5 graus em média), com muito céu nublado. O normal é fazer mais frio e ter mais sol (os dias mais frios são os mais "bonitos", com céu azul, pois quando está nublado, as nuvens formam um tipo de cobertor que segura o calor e não deixa esfriar tanto).

Domingo, o termômetro chegou a marcar 5 graus positivos aqui em casa e segunda-feira, ao acordar, estava em confortáveis 0.1 positivos ... olhei para fora e, supresa! CHUVA! Como sou imigrante de primeira viagem aqui no Québec, não liguei a televisão para ver se estavam anunciando alguma coisa. Mas não tardou para eu perceber o erro. Na hora que saímos de casa para irmos ao centre du phénix, sentimos o ... VERGLAS! O verglas é simplesmente uma camada de gelo que se forma nas ruas e que deixa tudo super liso (segundo a tixa, é gelo com sabão ...).  A chuva, ao tocar o solo acaba congelando e formando a camadinha maldita....

Seguimos com passos de pato até o ponto de ônibus, torcendo para não levarmos um tombo. Ao chegar na rua da escola, a calçada estava em melhores condições, mas tinha um monte de água empoçada na beira da rua, e todo carro que passava acabava espirrando água na gente, grrr ...

O pessoal que foi de carro chegou de cabelo em pé, dizendo que estava quase impossível dirigir nas ruas menores. À noite, o assunto dominou os jornais locais aqui em Québec. O nosso professor falou que é muito raro ter verglas aqui em Québec pois é mais frio e não costuma chover no inverno. Parece que em Montréal é mais comum.

Pois então é isso. Até agora, ironicamente, foi a temperatura alta no inverno que nos causou mais problemas, não o frio ... Vou indo, hoje na escola o Bonhomme de Neige vai nos visitar (detalhes em post futuro, não posso gastar todos os assuntos em um só post, haja vista que não tenho muita idéia mesmo pra deixar o blog mais animado ...)

À tantôt!

Comentários

  1. Muito bom saber disso. Eu estou morando em Québec, mas no momento estou no Brasil. Irei retornar nesta sexta. Vc falando do piso escorregadio, eu me lembrei que dias antes de viajar, levei o meu primeiro tombo, que rendeu uma bola roxa no joelho. rsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas