Carteira de Motorista - Parte 1

Olá, pessoal!

Bom, depois de 9 meses no Québec, resolvemos tirar nossas carteiras de motorista, já que devemos fazer a troca da carteira brasileira pela québécoise em no máximo 1 ano após a entrada no país. Se passar do prazo, tem que fazer o processo normal de obtenção, que inclui curso em auto-escola, etc. A gente esperou até agora porque não estávamos precisando e não queríamos comprar carro até agora. Além disso, tanto eu como a Tixa fizemos operações de miopia a laser antes de virmos para o Canadá e o processo de "normalização" da visão demora de 6 meses a 1 ano. Antes disso, a visão para coisas normais fica perfeita, mas no caso de pontos luminosos muito fortes e situações de alto contraste, como as padrões de exame de vista, aparecem alguns efeitos que confundem a gente. Com isso, eu temia não passar no exame de vista ... Agora vai fazer 1 ano que fizemos as operações e a visão está normal.

Pois então, decidido que iríamos fazer as carteiras, eu peguei as nossas habilitações para escanear e enviar para o tradutor e vi, com grande surpresa, que a minha habilitação tinha vencido em 8 de junho! Nessa hora, fui escarafunchar no site da SAAQ pra ver se falava alguma coisa em relação a esse caso e não vi nada conclusivo. Assim, já comecei a imaginar se eu deveria fazer uma visita relâmpago ao Brasil pra renovar a maldita antes de expirar o prazo de 1 ano ...

No dia seguinte, liguei na SAAQ e expliquei a situação. A atendente me explicou que eles aceitam a carteira se estiver vencida há no máximo 3 meses. Então, eu teria que abrir o dossier de habilitação até dia 8 de setembro. Como alegria de imigrante dura pouco, ela disse que só tinha data disponível para o rendez-vous aqui em Québec no dia 10 de setembro ... trop tard! Ela começou a verificar outras cidades e só havia horários disponíveis a tempo em Drummondville e Trois-Rivières no dia 25 de agosto. Marquei para Trois-Rivières no dia 25 às 11:00 e toca a estudar! A Tixa comprou o livro "Guide de la Route" e o Márcio me passou o programa Auto Réussite (estou devendo mais essa, merci!).

Falei com a chefia pra me liberar um dia (fiasco total, nem completei 1 mês no trabalho e já estou pedindo dia de folga, embora eu tenha direito a 2 dias para tirar como quiser) e comprei as passagens pra Trois-Rivières. No dia 25, quarta-feira, acordei às 4:30 da manhã pra pegar o buzão das 6:10 e cheguei ao destino às 7:30. Infelizmente, pra ir da rodoviária até SAAQ, eu teria que pegar dois ônibus que iriam dar voltas enormes e a conexão não era muito garantida, por causa da frequência baixa de um dos buzuns (tinha verificado antes de viajar, claro).  Assim, decidi ir a pé mesmo, uma pernada de 1 hora (6km). Cheguei à SAAQ e já tinha uns perdidos fazendo fila no lado de fora. O rendez-vous era às 11 mas eu queria tentar fazer antes ... sem chance. Pro meu azar, o SAAQ abre às 8:30, exceto nas quartas-feiras, quando abria às 9:30. Como eu tinha levado o laptop, fiquei sentado na calçada esperando e fazendo os simulados do Auto Réussite...

Quando a SAAQ abriu, parece que toda a população de Trois-Rivières tinha decidido ir lá também ... peguei uma senha e logo fui chamado, mas não teve jeito. A troca era feita por uma pessoa num bureau e ela estava seguindo a lista de rendez-vous. Assim, fiquei esperando até às 10:50 pra ser atendido. A moça lá foi bastante simpática, pegou os meus documentos (carteira de residente permanente, confirmação de residente permanente, carteira da assurance maladie, habilitação brasileira, tradução e comprovante de endereço - usei uma fatura da HydroQuébec) e abriu o dossier. A moça se surpreendeu ao ver que eu fui de Québec pra lá e eu expliquei a minha história triste ... Papelada preechida, ela perguntou se eu queria fazer o exame teórico e se preferiria no computador ou em papel. E preferi no computador, claro... paguei os 10,00$ da taxa do exame e fui de volta pra sala de espera. Algum tempo depois, me chamam pelo nome pra tirar a foto e encaminhar pra salinha.

Bom, como outras pessoas já relataram, os terminais são antigos e possuem 5 teclas (opções e tecla de confirmação) e a tela é dos anos 80 (se lembram do PC XT com tela EGA?). A gente vê o programa desenhando a tela de cima pra baixo ... O computador vai apresentando as perguntas de cada módulo (segurança, sinalização e técnicas de condução)e a gente vai respondendo. Se errarmos, ele mostra a resposta correta e segue adiante. Se acertamos, ele simplesmente passa pra questão seguinte. Se acertarmos o número mínimo de questões do módulo, ele já passa pro módulo seguinte, não precisa continuar o teste.

Terminei o teste (passei) e fui de novo pra sala de espera. Fiquei de molho mais uns 20 minutos e me chamam pra comunicar o resultado e preencher a documentação. Nessa hora, perguntarm se eu queria marcar o exame prático. Eu disse que não (quero dar uma treinada antes), mas que queria a carteira de aprendiz, justamente pra poder treinar. Nisso, eu estava curioso ... e o tal exame de visão? Estiquei o olho na papelada que a moça estava preparando e vi ... examen de vue réussi ... fiquei quieto. Ela me passou os papéis e o papelzinho que serve de carteira de aprendiz e não vi nenhuma restrição. Fiquei contente e tratei de raspar fora ... Isso já era 12:30.



Voltei pra rodoviária com intenção de conhecer um pouco o Vieux Trois-Rivières, mas não teve jeito ... começou a chover e fiquei de molho na rodoviária esperando o ônibus pra voltar pra Québec às 16:00. Teve uma hora que a chuva baixou um pouco e eu me arrisquei a dar uma espiada numa igreja já (a Catedral de Trois Rivières), mas a chuva apertou e tive que correr de volta pro abrigo. Cheguei em casa eram quase 6 da tarde. Cansado mas aliviado .... melhor um dia na correria pra Trois-Rivières do que ter que ir pro Brasil só pra resolver isso!

Considerações sobre o estudo e a prova. O programa Auto Réussite tem a teoria, mas a versão que eu usei é de 2005, e houveram algumas mudanças em 2008. Essa versão não é muito amigável pra se estudar a teoria, fica meio lento. Assim, só li o que era relativo às técnicas de direção, já que dá orientações das manobras, cuidados com inverno e coisas de carros com câmbio automático. O resto eu estudei no Guide de la Route (deveria ter lido também o Conduire un Véhicule de Promenade), que custa em torno de 20,00$ e eu acho que vale a pena. Eu fiz o simulado que está disponível no site da SAAQ, mas ele é muito fácil, não reflete a dificuldade da prova. O que salvou a pátria foi realmente fazer muitas vezes os simulados do programa Auto Reussite. O nível de dificuldade é exatemente o mesmo do exame real, e as pegadinhas também. No fim de cada simulação a gente tem os scores e temos noção do que estudar melhor.

Bom, agora é dar uma treinada pra fazer o teste prático e comprar um carro antes do inverno chegar, brrrrrrr.....

À bientôt!

Comentários

  1. oi Taz... que bom que deu certo o esquema da carteira. Sobre a pratica, Uns dias antes de fazer o teste prático eu resolvi fazer 2 horas de aula pra pegar as manhas daqui. É possível fazer numa auto escola de formação completa ou com uma auto escola independente. A diferença é que a independente não pode ensinar alguem do zero, mas para quem já tem carteira é uma boa opção pois é mais barato. Com a indicação de um colega entrei em contato com o Monsieur Claude (418)953-9827, se quiser entrar em contato pode ficar a vontade, eu falei com ele que ia divulgar. Ele é muito gente boa e trabalha bastante com imigrantes, então ele dá dicas muito boas. Ele cobra 35$/h de aula e pra alugar o carro pra fazer o teste é 45$.

    bonne chance
    Arnaldo

    ResponderExcluir
  2. Olá Casal,

    Acompanhamos o Blog de vcs desde o Brasil, após a publicação do dicio visual. Estamos morando prx à estação Henri-bourassa faz um mês.
    Gostaria de saber como podemos encontrar o Auto Réussite para iniciarmos nossos estudos.

    Abcs,

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Poxa! Legal você ter colocado estes pequenos detalhes que fazem uma diferença danada quando chega a nossa vez.

    Sucesso!

    Alê!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas