Trocando de Companhia de Telefone

Salut tout le monde!

Eu ia fazer um post lamentando a morte do Wando, mas daí o blog ia virar um obituário de vez ... Se bem que, haja vista a ausência crônica de atualizações, é bem provável ver este humilde blog EM um obituário ...

Mas o assunto de hoje é:  trocando de companhia de telefone e internet, como diz o título ali em cima. Quando chegamos no Canadá, tínhamos que contratar o mais rapidamente possível os serviços de telefone e internet. Na época, parecia que os preços da Bell e da Vidéotron eram equivalentes no fim das contas, amortizando os descontos para novas clientes de cada companhia. No fim das contas, optamos pela Bell, já que eles ofereciam um pacote de 60GB mensais, enquanto a Vidéotron oferecia "apenas" 40GB, para planos equivalentes.

Bom, o que não estava no script eram as taxas não especificadas no plano da Bell, como chamada de emergência, taxas de acesso à rede (!), etc. Com isso, o preço não ficava exatamente como anunciado. Essa prática maliciosa da Bell (pelo que sei, a Vidéotron anunciava o preço final correto) rendeu uma condenação pela Corte Canadense e uma multa milionária.

Um pouco mais tarde, decidimos pegar uma tv por assinatura. Como o condomínio não permitia instalar antenas para receber o sinal de satélite da Bell, tivemos que escolher a Vidéotron. Com isso, tínhamos serviços com duas companhias e eu estava satisfeito com o serviço das duas.

Dois anos se passaram e compramos uma casa (estou devendo um post sobre isso ...). Na hora da mudança, nem pensei em agrupar os serviços ... o atendimento da Bell foi super eficiente e resolvi o assunto de mudança de endereço em uns 15 minutos. O melhor de tudo é que a Bell não ia cobrar nada, mesmo tendo que mandar um técnico vir puxar o cabo para ligar a casa. Já com a Vidéotron, foi meio novelesco. Pra efetuar a mudança, tive que ficar ligando pra vários números, anotar protocolos, esperar ligações deles pra agendar a instalação ... e ainda pagando uma taxa de instalação. Até aí, eu estava feliz com a Bell e meio bravo com a Vidéotron.

Mudança feita e passadas as primeiras semanas de correrias e arrumações, a vida tomou o seu ritmo normal e voltei a utilisar a internet como sempre fiz: abrindo muitas tabs no navegador, querendo assistir vídeos no vimeo e youtube em alta definição, etc. Aí que notei que a internet estava muito instável, nem o Skype se salvava. Resolvi rodar os testes de velocidade nos sites da Bell, Vidéotron e Numion e  vi que a conexão, que deveria ser de 7Mbits/s, estava batendo nos 3Mbits/s, em média. E o resultado não era constante, já que vários testes consecutivos davam velocidades bem diferentes.

Para tentar entender o problema, entrei na configuração do modem ADSL e vi que os indicadores de qualidade da conexão estavam péssimos (pros engenheiros, dados das coletas de G.826). Isso explicava a navegação podre, travadas do youtube e quedas de ligações no Skype. A primeira coisa a fazer foi olhar a instalação da casa (ligação em estrela, coisa abominável) e liguei o modem diretamente na entrada da casa, eliminando totalmente a rede interna. Melhorou um pouco mas a conexão ainda tinha muitos erros no ADSL. O problema estava claramente nos cabos da Bell.

Esses dias, a conexão chegou ao fundo do poço: 500kbits/s e resolvi me livrar dessa porcaria e agrupar os serviços com a Vidéotron. Agrupando os serviços, eu conseguiria os mesmos serviços com um preço bem menor. Para evitar qualquer tentativa da Bell de me segurar com eles, resolvi ligar na Vidéotron primeiro.

Liguei lá e contratei os serviços. Como eu já tinha telefone com a Bell e queria manter o número, perguntei sobre o assunto e me informaram que não tinha problema. Eles iria "buscar" o número na Bell e eu poderia mantê-lo, sem pagar nenhuma taxa pela portabilidade. Resolvido o problema com a Vidéotron, respirei fundo e fui ligar na Bell...

Eu estava apreensivo com a Bell por causa de relatos de problemas ao pedir desconexão dos serviços deles. Para minha surpresa, nem ficaram enrolando e só tive que contar a história de desconexão duas vezes. Antes de ligar, tinha me conectado na minha página de cliente da Bell e vi que tinha um serviço agendado para o meu telefone, coincidindo com a instalação da Vidéotron. Conversando com o atendente, ele me perguntou quais serviços eu queria cancelar. Os dois, claro! Daí ele me disse que, se eu cancelasse o telefone, eu ia perder o número! Antes que eu começasse a xingar, ele me disse que, normalmente, a "outra companhia" se encarregava de pedir a desconexão. Daí eu me lembrei do serviço agendado. Não é que o cancelamento do contrato já tinha sido feito pela Vidéotron? Perguntei se tinha alguma taxa de desconexão, e afins e me garantiram que não. Não teria que pagar nada a mais pelo telefone. No entanto, tinha a internet ... nesse caso, eu teria que dar uma carência de 30 dias para o cancelamento do serviço (isso eu já sabia, só achava que o telefone também teria carência). Como a Vidéotron me dá o primeiro mês "de grátis" no meu plano de internet, ficava elas por elas ... Assim, cancelei a internet, que eu vou pagar por 30 dias ainda sem usar, e o telefone foi transferido entre as companhias. Bem mais fácil do que eu estava esperando, principalmente depois de ver tanta gente reclamando da Bell. Parece que eles tomaram um bom corretivo do governo canadense...

Ainda tenho que devolver o modem ADSL, mas eles vão me mandar uma carta com um "kit devolução". Espero que não haja problemas com isso. Por enquanto, estou satisfeito com o desenrolar da história e não "desrecomendo" a Bell. Só troquei agora por um problema técnico com a internet, que eu tenho certeza que eles iriam corrigir se eu pedisse ao invés de cancelar, e também pela possibilidade agrupar serviços em uma companhia só e pagar menos pelo pacote.

Então, a lição do dia é a seguinte: Se for trocar de telefone, ligue para a companhia "destino" antes e faça com que eles vão buscar o número com a outra companhia.
E isso é tudo por hoje. Post kilométrico para tentar manter a média de linhas escritas por ano, hehe.

À plus!

Comentários

  1. É bom saber mais detalhes como esses. Já ouvi muitas reclamações da Bell. Não tenho coragem nem de testar e a Vidéotron até então não me deu aborrecimentos. Valeu as dicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas